Hermanitos

Quem somos

Somos uma organização que visa apoiar os imigrantes venezuelanos e tem o propósito de ajudar em sua inserção, com dignidade, na sociedade brasileira. Atuamos através de três eixos: Plataforma digital para intermediação de empregos; Incentivo às iniciativas empreendedoras para geração de renda e; Estruturação de negócios para a geração de postos de trabalho.

Objetivo Geral

Promover iniciativas de acolhimento e melhoria da qualidade de vida dos imigrantes venezuelanos, por meio de sua inserção no mercado local de trabalho e a promoção de sua dignidade como seres humanos.

Objetivos Específicos

Mediar com as empresas oportunidades para inserção da mão de obra venezuelana como alternativa qualificada de atender as demandas do mercado;

Apoiar inciativas empreendedoras para a geração de renda;

Realizar eventos e ações sociais voltadas para a comunidade venezuelana;

Manter um site para interação com a comunidade venezuelana em Manaus, oferecendo serviço de cadastro de currículos, criação de banco de dados de currículo para atender as demandas das empresas e demais interessados em oportunizar uma vaga para os refugiados venezuelanos;

Contribuir para a melhoria de vida por meio do trabalho digno.

Justificativa

Em razão da situação que se verifica na Venezuela, onde dificuldades sociais, econômicas e políticas tem perdurado, houve recentemente a intensificação do fluxo de venezuelanos que deixam aquele país em busca de melhores condições de vida. Por conta de Manaus ser ligada por estradas com a Venezuela, tem-se mostrado um destino para muitos destes imigrantes.

Historicamente Manaus acolhe povos vindo de vários países que aqui chegam para buscar oportunidades e melhoria da qualidade de vida, e aqui se estabelecem contribuindo para o crescimento econômico e enriquecimento cultural desta cidade. São povos que conquistaram através do trabalho a dignidade para aqui viver e se estabelecer. A chegada de imigrantes à Manaus remonta o período da colonização, com a Amazônia sendo disputada por portugueses, espanhóis, holandeses, franceses e outras nações europeias. O ciclo da borracha foi marcado pela forte presença dos ingleses, portugueses, judeus e sírio libaneses. Na década de 30 do século passado, chegaram os japoneses, legando, entre tantas contribuições, a cultura da juta, malva, pimenta do reino. Com a Zona Franca de Manaus, a presença de estrangeiros na cidade se tornou fato comum, com mais japoneses vindo para a indústria de duas rodas, coreanos para a indústria eletroeletrônica, entre outros. Em meados de 2010, com a tragédia no Haiti, a cidade acolheu um grande número de haitianos, que se instalaram em Manaus, reforçando a sua vocação acolhedora de receber diferentes povos.

Desde 2017 a presença da população venezuelana em Manaus tem aumentado significativamente, sendo que em meados de 2018 já havia recebido mais de 8.800 venezuelanos, e em Abril de 2019, estimativas indicam algo em torno de 18 mil venezuelanos.

Manaus continua recebendo muitos imigrantes da Venezuela, pessoas que são obrigadas a deixar tudo para trás e trilham um caminho incerto com suas famílias em nossa cidade, com língua e cultura diferentes. Dentre estas pessoas, muitas qualificadas e com formações e experiências diversas, como médicos, engenheiros, professores, enfermeiros, administradores de empresa, psicólogos, dispostos a se reerguerem por meio do trabalho, e abertos a novas oportunidades e experiências.

No atual cenário brasileiro, também com dificuldades econômicas, no qual o desemprego constitui um grave problema, como oferecer oportunidades para estes imigrantes venezuelanos, promovendo dignidade e desenvolvimento humano?

Buscando responder a este desafio nasceu o projeto.

Como nasceu o projeto

“Porque tive fome, e me deste de comer; tive sede, e me deste de beber; era estrangeiro, e me acolheste; estava nu, e me vestiste; adoeci, e me visitaste; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

Em verdade vos digo que quantas vezes o fizestes a um destes irmãos mais pequeninos, a mim o fizeste.”

Jesus (Mateus, 25:35-40)

​No primeiro momento procurou uma aproximação com os grupos de venezuelanos, abrigos e acompanhando algumas famílias, buscando entender as necessidades reais e imediatas. Posteriormente, foram realizadas iniciativas pontuais de ajuda, mobilizando amigos para a arrecadação e distribuição de alimentos, roupas e utensílios domésticos, apoio a tratamento de saúde, auxílio na obtenção de sustento próprio (venda de água, bombons, dindins), na elaboração e distribuições de currículos, chegando a conseguir assim alguns postos de trabalho.

Essas experiências fortaleceram o desejo de fazer mais por estas pessoas.

Isto fortaleceu o desejo de fazer mais por estas pessoas. Utilizando recursos próprios e as vivências em ações voluntárias e sociais, foram buscados os conhecimentos para a construção deste projeto, conectando ideias, pessoas, instituições, catalisando iniciativas concretas e possíveis. Alinhando as iniciativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, nasceu este projeto voltado para o atendimento das necessidades dos menos favorecidos, e comprometido com a construção de um mundo melhor.

“Estamos vivendo em uma era fenomenal. Se pudermos passar as primeiras décadas do século 21 buscando abordagens que atendam às necessidades dos menos favorecidos, com meios que gerem lucros e reconhecimento para os negócios, encontraremos um modelo sustentável para reduzir a pobreza no mundo. A tarefa está em aberto. Ela nunca terá fim. Mas um esforço apaixonado para responder a este desafio ajudará a mudar o mundo. Estou animado de fazer parte disso.”

Bill Gates,
Fórum Econômico Mundial, 24 de janeiro de 2008, Davos, Suíça.

Em que consiste o projeto

Três eixos voltados à inserção de imigrantes venezuelanos no mercado de trabalho: Plataforma digital para intermediação de mão de obra; Incentivo às iniciativas empreendedoras para geração de renda e; Estruturação de negócios sustentáveis para a geração de postos de trabalho.

Plataforma digital para intermediação de mão de obra

Site Hermanitos: Site que visa ser uma plataforma de intermediação de mão de obras para os imigrantes, cadastrando currículos, construindo um banco de profissionais e disponibilizando para o mercado. Tem como principais diferenciais:

  • Intermediação de mão de obra;

  • O acolhimento e a integração dos imigrantes venezuelanos;

  • Site bilingue com funcionalidades especialmente desenvolvidas para a inclusão dos imigrantes;

  • Visa se tornar referência à comunidade venezuelana;

  • Oferecerá informações, serviços, campanhas temáticas, catalisando iniciativas sociais e assistenciais;

  • Além de outras atividades buscando uma maior interação com a comunidade venezuelana em Manaus.

 

Incentivo às iniciativas empreendedoras para geração de renda

  • Espaço Coworking Hermanitos (Hub): Espaço para o estímulo de ideias criativas para geração de renda, incentivo aos profissionais liberais e ao empreendedorismo. Irá oferecer:
  • Espaço compartilhado de trabalho, com acesso à internet, endereço virtual para correspondência, sala de reunião e sala de treinamento;
  • Incentivo a iniciativas empreendedoras e profissionais liberais;
  • Criação de uma rede (networking) de trabalho;
  • Orientação para a constituição de MEI e emissão de Nota Fiscal;
  • Promover o acesso a linhas de microcrédito, na construção de modelos de negócio inovadores e integrativos.
 

Os valores que nos movem
Desenvolvimento do ser em seus múltiplos aspectos;

  • Acreditar no ser humano, suas potencialidades e sua capacidade de superação;
  • Vivência do Amor Universal e Cristão;
  • Ética e Transparência: na gestão, no relacionamento com pessoas, parceiros e outras instituições;
  • Solidariedade: Compreender a necessidade do outro e agir com empatia e fraternidade;
  • Justiça: Promover a equidade e defender os direitos humanos;
  • Compaixão: sentimento piedoso com a tragédia pessoal do próximo e o desejo de minorá-la;
  • Motivação: Realizar com entusiasmo e alegria.

Nossas Crenças

  • Amor ao próximo como forma de aproximar-se de Deus;
  • Perceber o outro, como um irmão em humanidade;
  • Ir ao encontro do outro para auxilia-lo e acolhê-lo;
  • Ser tocado e tocar o outro por meio do amor fraterno;
  • Agir de forma solidária e altruísta, fazendo aos outros o que gostaria que fosse feito a si mesmo;
  • Prática do bem como oportunidade de se tornar um ser humano melhor.